Portador de diploma

A UnB oferece também oportunidades para estudantes que já concluíram algum curso de graduação. A ideia é não deixar ociosas as vagas de mudanças e evasão de cursos. Essa forma de ingresso prevista no Regimento da UnB caiu em desuso há mais de 20 anos, mas foi reincorporada à Universidade em dezembro de 2010.

Para solicitar, o aluno deve ter concluído na instituição onde se formou no mínimo 20% e no máximo 75% da carga horária do curso que pretende entrar. A carga horária mínima é exigida porque as turmas iniciais não costumam ter vagas.

Os solicitantes precisam fazer uma prova dissertativa, que é a mesma pela qual passam os alunos que tentam a transferência facultativa, para garantir que estejam preparados para o curso. Em seguida, há a análise do histórico escolar. Para os cursos que exigem habilidades específicas, há uma terceira etapa, de apresentação de portifólios.

Para participar do processo seletivo, é necessário fazer inscrição no Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe) e apresentar, junto com comprovante de pagamento da taxa de inscrição, identidade, diploma de ensino superior reconhecido pelo Ministério da Educação e histórico escolar. A documentação deve ser entregue na sede do Cespe, localizada no campus Darcy Ribeiro.