Transferência Facultativa

A UnB abre oportunidades para que alunos de outras instituições de ensino superior, nacionais ou estrangeiras, tentem ingressar na Universidade, no mesmo curso ou equivalente, através da transferência facultativa. As vagas oferecidas na graduação são as que ficam ociosas com a desistência de estudantes já matriculados. Os interessados são avaliados em processo seletivo aplicado pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB).

A seleção é regida por editais divulgados pelo Cespe, em que constam quantidade de vagas excedentes, período de inscrição, valor da taxa a ser paga e data das provas. Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do aluno, emitido junto à Receita Federal. As provas são aplicadas em português e não há vagas reservadas para estudantes provenientes de instituições estrangeiras. Eles deverão concorrer no processo de seleção juntamente com os demais interessados.

Documentos expedidos em idioma estrangeiro deverão ser autenticados pelo consulado brasileiro no país que os expediu e traduzidos por tradutor público juramentado, sendo dispensada a tradução de documentos expedidos em língua espanhola.

Informações sobre inscrição, exigências curriculares, documentação e etapas da seleção podem ser encontradas no site do Cespe (http://www.cespe.unb.br/vestibular/).