10.png

Vestibular


O vestibular é a forma mais tradicional de ingresso na Universidade de Brasília. Trata-se de um exame que avalia o conhecimento aprendido durante os três anos de Ensino Médio, segundo o sistema de ensino brasileiro, a saber:

  • Língua Estrangeira (candidato pode escolher entre inglês, espanhol e francês)
  • Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa;
  • Geografia e História;
  • Artes (Cênicas, Visuais e Música);
  • Filosofia e Sociologia;
  • Biologia, Física, Química e Matemática;
  • Redação em Língua Portuguesa.

Exceto pelas provas de língua estrangeira, o vestibular é elaborado em português e exige conhecimento avançado no idioma.

As inscrições são feitas por meio do preenchimento de ficha on-line, em prazo determinado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília (Cespe/UnB), responsável pela realização do vestibular da UnB. A inscrição somente é validada após comprovação do pagamento de taxa, especificada em edital divulgado pelo Cespe.

O interessado em prestar o vestibular deve ser portador de Certificado de Conclusão do Ensino Médio (ou curso equivalente). No dia da realização da prova, o candidato deverá se apresentar ao local designado pelo Cespe portando os seguintes documentos:

  • Documento de identidade original;
  • Comprovante de inscrição, comprovante de pagamento da taxa de inscrição ou o boletim informativo;
  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Em caso de aprovação através do vestibular, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos para fazer o registro na UnB:

  • Documento de identidade
  • Certificado de alistamento no Serviço Militar brasileiro – para candidatos do sexo masculino;
  • Número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), emitido junto à Secretaria da Receita Federal do Brasil;
  • Título de eleitor, acompanhado de comprovante de votação ou de justificativa de não votação na última eleição, de ambos os turnos, se for o caso;
  • Histórico escolar de Ensino Médio e certificado de conclusão de Ensino Médio.

O candidato que não apresentar os documentos especificados não poderá realizar a prova, tampouco o registro acadêmico.

Como é o exame

O vestibular é composto por provas objetivas e uma redação, ambas obrigatórias para todos os candidatos. As provas são realizadas no Distrito Federal (Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga) e nas cidades de Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG), nas datas previstas em cada edital.

Prova Objetiva

São aplicados quatro tipos de questão nas provas do vestibular. Nas de tipo A, os candidatos devem avaliar os itens em verdadeiro ou falso. As de tipo B são situações problema cujas respostas devem ser em números, que variam entre 0 e 999. A capacidade do aluno de analisar opções e tomar uma decisão é avaliada em questões tipo C, também conhecidas como de múltipla escolha. Já nas de tipo D, o estudante é avaliado em questões discursivas, e são analisadas as habilidades de escrita.

Redação

A redação avalia a capacidade do candidato expressar-se por meio da escrita. A prova é eliminatória. Para ser aprovado, o estudante precisa tirar pelo menos 4, em uma pontuação de 0 a 10.

Prova de habilidade específica

Para concorrentes que desejam ingressar em cursos que exigem capacidades únicas, como Arquitetura e Urbanismo e Artes Cênicas, são aplicadas provas específicas. Quem for considerado inapto na prova de habilidade específica concorre a segunda opção de curso, selecionada no momento da inscrição.

Mais informações: http://www.cespe.unb.br/vestibular/

Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - CEP 70910-900 - Telefone Geral (55 61)3107-3300
Copyright © 2008 Universidade de Brasília. Todos os direitos reservados.